INSTITUIÇÃO / QUEM SOMOS

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa foi criada em 1889. Em 1890 são aprovados os seus primeiros estatutos. Como centenária, a Associação ao longo da sua existência teve um objectivo: servir as populações no combate a incêndios, inundações, socorro e transporte de sinistrados e doentes.

Usufrui hoje, de um moderno quartel inaugurado em 1998 depois de ter passado por outros edifícios que se tornaram inadequados face à actividade crescente dos Bombeiros Voluntários da Lixa.

A Associação ao longo dos seus 112 anos de existência prestou relevantes serviços à comunidade sendo considerado de utilidade pública em 1928.

Foi condecorada com a medalha de ouro, duas estrelas pela Liga de Bombeiros de Portugal no ano 1944.

Em 1989 no seu 100º aniversário foi condecorada por diversas instituições e entidades que deram o seu testemunho de gratidão pelos relevantes serviços prestados:
- Crachá de Curo da Liga de Bombeiros Portugueses;
- Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Felgueiras;
- Medalha de Ouro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras;
- Louvado pelo Ministério da Administração Interna com «Público Testemunho de Louvor»;
- Membro honorário da Ordem de Mérito, distinção proferida pelo Sr. Presidente da República.

Depois de adquirida a primeira viatura, a Bomba Braçal em 1889, no primeiro ano de existência da Associação e hoje exposta no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Lixa, a Associação procurou ao longo da sua actividade adquirir veículos de combate a incêndio e veículos de serviço de saúde (ambulâncias) que correspondem às solicitações das diferentes épocas.

Depois de inaugurado o novo Quartel em 1998, a Associação nestes últimos quatro anos reapetrechou quer o parque de viaturas de saúde, com a aquisição de três ambulâncias, quer o parque de viaturas de combate a fogos florestais com a aquisição de novas viaturas, como ainda apoiou a formação dos recursos humanos.

Ambulâncias referidas uma é designada por "Unidade Medicalizada" que está equipada com o mais moderno material de suporte avançado de vida (desfibrilhador, Pace-maker, E.C.G, Ventilador, Óximetro e Fármacos); outras designadas por ABSC "Emergência Pré-Hospitalar".

No que se refere a viaturas do combate a incêndios florestais a Associação adquiriu um de Marca Bremach.

Para tirar a maior rentabilidade deste equipamento e prestar bom socorro, receberam formação cerca de 100 Bombeiros desta Corporação em vários cursos realizados como: Tripulantes de Ambulância de Socorro, Tripulantes de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Condução Todo-Terreno, Formação Pedagógica e vários seminários no âmbito do socorro.

Além disso foram admitidos nos quadros desta Corporação dois médicos, três enfermeiros e uma farmacêutica.

Também é de salientar que este corpo de Bombeiros tem posto do INEM há já 37 anos

No último ano, a Associação Humanitária passou por um novo dinamismo que se consubstancia em dois elementos:
Em primeiro lugar, operacionalizou-se uma reestruturação do comando. A nível do corpo bombeiros activou-se Cursos de Instrução Inicial de Bombeiro;

Em segundo lugar a Associação dinamizou na vertente da Fanfarra, Juvebombeiro, Cicloturismo e Secção Desportiva.

A Associação continuará como objectivo que sempre defendeu que é bem servir na Defesa e Proteção de Pessoas e Bens.