As queimaduras são um dos acidentes pessoais que mais sofremos.
Na sua maioria são dolorosas e sem gravidade, contudo existem algumas em que a nossa actuação primária deve é essencial para evitar o seu agravamento.
A gravidade das queimaduras tem a ver com vários factores:
A causa
O local
Extensão
Profundidade.
A Causa das queimaduras podem ser por:
Calor
Frio
Electricidade
Produtos químicos.
Quanto ao Local da queimadura, estas são graves se forem:
Na face
Na via aérea (boca, nariz ou estoma [garganta])
Nos órgãos genitais.
Pela sua Extensão, isto é a percentagem do corpo que está queimada dependem em muito do local e da profundidade, sendo que 1% é o equivalente a 1 mão da Vítima.
Quanto á Profundidade das queimaduras dependem das características que apresentam e da profundidade da pele e outros tecidos abaixo que foram queimados. Assim:
1º Grau – afecta apenas a superfície de pele, que fica dolorosa, vermelha e muito sensível.
2º Grau – afecta toda a pele, é bastante dolorosa e aparecem bolhas de plasma (flictenas).
3º Grau – afecta já os tecidos abaixo da pele, que entretanto já não existe e fica com uma coloração de acastanhado/negra/esbranquiçada e quase sempre sem dor por destruição dos terminais nervosos.
4º Grau – considera-se, em diversas bibliografias, como sendo destruição total da área afectada de forma a diferenciar do 3º Grau.
*Actuação*
A actuação para a maioria das queimaduras é:
Aplicação de água fria ou temperatura ambiente, mas nunca gelada, (preferência soro fisiológico) em abundância, nos membros devem ser mergulhados em água.
As roupas e adornos devem ser retirados e proteger a vítima com um lençol para queimados ou um lençol limpo de algodão (100%).
Irrigando na zona afectada para prevenir a desidratação (sem pele), e diminuir a dor (sempre deitar água até deixar de doer quando não esta com água).
Muita atenção ao material usado que deve ser o mais limpo possível e se possível usar material esterilizado.
Situações específicas:
Electricidade: deve-se primeiro certificar que a corrente foi desligada e aguardar que toda a electricidade que possa ter acumulado saia, e só depois devemos actuar.
Produtos químicos: toda a roupa deve ser retirada e deve estar a ser lavada a zona durante 15 minutos com água corrente. Nos casos de reacções químicas com água convém verificar as fichas de segurança do produto para aplicar o antídoto ou se a extensão for pequena deve-se limpar com panos húmidos com uso único de cada vez que se utiliza (vários numa queimadura), com o objectivo de diminuir a concentração do químico.
Queimaduras por Frio: muito cuidado com a abordagem e á temperatura do material de socorro, que devem estar á temperatura ambiente e só depois ir aquecendo gradualmente a vítima.
*O que não deve fazer*
Chegar gorduras: porque evitam o calor de sair dos tecidos e agravam a lesão (ex. vaselina, manteigas, margarinas, pomadas)
Usar pomadas e cremes como socorro inicial: deve-se em primeiro lugar deixar sair toda a energia (até deixar de doer) e só depois aplicar as pomadas e cremes apropriados para queimaduras e hidratantes da pele.
Álcool e pasta dos dentes: dá a sensação de frescura mas está a lesionar as células que ainda tinham resistido á queimadura.